terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

É proibido ser tímido!



           É incrível como a sociedade gosta de dar pitaco de como ser uma pessoa normal e bem aceita. Ser loira de olho azul e magra acredito que já tenha mudado muito. Apesar da ditadura da magreza estar implícita ainda em comerciais, novelas e filmes. É muito forte ainda. O que deveria ser colocado é sobre ter uma vida saudável colocando a magreza como consequencia disso tudo e não como fator principal. Enfim, não vim falar sobre isso mas serve como comparação.
           Todos devem nascer extrovertidos! Na escola se você não se entrosa direito, não tem muita vontade de brincar é certo que vão chamar os pais para saber se há algo errado, maus tratos, depressão infantil e possível levadinha ao psicólogo. Não que seja ruim, mas é colocado nas crianças de que se elas não são mais ou menos todas parecidas tem algo de errado. E na verdade é bem pelo contrário, a diferença que faz a grandiosidade de se viver e se bem conviver uns com os outros. Dizem psicólogos especialistas em trabalhos em empresas que quanto mais pessoas diversificadas maior o entrosamento e não o contrário. 
             Ai se for tímida na família ! Imagina, tem que brincar com os outros, fazer amizade, se relacionar, e não ser o chato ambulante diferente que não tem vontade! Às vezes é só um dia ruim, e em outros casos há crianças que não gostam mesmo de se entrosar porque não viram alguém que possa se sentir bem pois não tem os mesmos gostos! E geralmente essas questões são levantadas pela criança mesmo depois de tentar se relacionar muitas vezes, afinal o mandamento dos pais e a pressão social de se relacionar bem e estar nos grupos é gritante! 
                       Acredito que, acabamos perdendo alguns Sheldon cooper com esta história de forçar as crianças a serem todas bem relacionadas! Afinal sabemos que muitos gênios da ciência tem partes do cérebro altamente capacitadas para partes da matemáticas e física e menos desenvolvidos para campos da área motora e de socialização. #PENSENISSO
              Não demora muito tudo isso se reflete no capitalismo, no trabalho, numa sociedade mais ampla! Não tem nenhum trabalho que procura gente tímida para trabalhar então os tímidos acabam mentindo e tentando ser algo que não são afinal eles também precisam trabalhar e ganhar o seu dinheiro não é?! E não é nem porque não se gosta de pessoas ou de conversar, é que na maioria das vezes a conversinha é tão fútil, ou estão falando mal dos outros que a vontade e os estímulo de entrar naquele grupo diminui a ponto de pedir ao próprio coração se aquilo vale a pena mesmo? E em muitas vezes a pessoa acaba mentindo só para poder ser aceita! Porque o jeito que ela é é intimidador! Imagina só, se isolar e não conversar! Não participar de nada! Isso não significa que ela não tenha competência ou fale nas horas certas sobre o trabalho e não abobrinhas mas poxa, ela tem que se relacionar, tem que rir, se não não pode ser normal! Deve ser psicopata! Que aliás pra informação de vocês a maioria dos psicopatas não são descobertos porque justamente eles são os principais populares nessas rodinhas de conversa! Os mais simpáticos, puxa-sacos e falsos que você nem suspeita ser! Mas qual o problema de ser tímido? Não ter competência? Não saber dialogar? Não saber fazer? É ridículo! Será que não bastaria ser educado com as pessoas, sorrir sem demasiada simpatia, ser gentil, fazer bem o seu trabalho, dialogar com o grupo e falar quando necessário e não além disso? Nãooo,  o importante é falar pelos cotovelos, rir como  um palhaço tropical e ser sempre o centro das atenções! Ter bem o jeito que temos na política, os simpáticos bonzinhos! 
Já percebeu que nas entrevistas de emprego mesmo que você conheça a outra pessoa  e sabe que ela é tímida ela nunca vai falar abertamente sobre isso, ela vai fingir ser extrovertido! Porque se ousar falar a verdade coitado! Estará automaticamente excluído daquela vaga! Muitas vezes vence etapas e entra e meses mais tarde o chefe descobre que não era tudo aquilo que ele havia dito. Afinal, não se consegue manter a máscara por muito tempo não é!? Mas tem que ser simpático, gostar de gente, mas e qual trabalho não é assim caramba? Todos ! Todos tem relações públicas que envolvem direta ou indiretamente comunicação com pessoas oras! Mas e onde entram os tímidos? Não interessa, pois o importante é ser extrovertido aqui porque precisa, porque melhora a cara da empresa, não importante é saber enrolar mas com sorriso no rosto! E não ser competente. E não aceitar as diferenças nem o outro. 
Ok. Todos seremos extrovertidos a partir de agora. Ah! E lembrem-se: bebês tem que nascer todos assim ok! Depois na escola eles aprendem para aceitar o diferente e que podem ser o que quiserem. Mas sabemos, não é bem assim...



Não sou tímida. Mas pereço junto com os tímidos!
Também não sou extrovertida, acredito estar no meio... 
Já fui muito conflitada na infância por não incomodar na sala de aula e não querer conversar com os outros,  como na adolescência fui conflitada por falar demais ..., Em todos casos, nunca há de ser perfeito e agradar a todos. Mas forçar a serem todos iguais... Acho o cúmulo. Respeito começa quando você não julga. Pode até não gostar daquela forma como age, como se veste, como fala, mas respeita. Cada um é único e o universo, Deus , perfeito. Por podermos ser todos diferentes e aprender com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.