segunda-feira, 24 de junho de 2013

Manifestações no BRasil Isto ainda não é uma revolução.


“A situação é complicada porque é ao mesmo tempo negativa e positiva. 
O que era um protesto sobre o transporte público gratuito para as pessoas que não tinham o dinheiro para pagá-lo, está se tornando uma grande massa de privilegiados, brancos, gurizada de classe média que simplesmente não sabe o que quer; que só ficou interessava nele depois que a extremamente corrupta mídia começou a abraçar o movimento.
O que está acontecendo agora não é uma revolução. Eu não sei o que vai acontecer depois que isto terminar, mas neste momento, não é uma revolução, nem mesmo perto de uma revolução. As proporções são devido a algumas coisas: violência policial em alguns dos protestos (algo que os pobres das favelas sofrem diariamente, mas que só agora a nossa classe média parece estar ciente disso) e da quantidade de pessoas (causada principalmente pelo grande acesso à internet em nosso país, algo que não existia anos atrás).
Há dois lados nesta situação. Um lado é muito bom: sim, as pessoas estão indo para as ruas, sim, as pessoas estão criticando muitas coisas importantes, sim, isso é além dos 20 centavos, sim, queremos mudar este país. O outro lado é horrível, no entanto. O outro lado é manipulador, o outro lado são milhões de pessoas desinformadas do país que "acordou" quando o país já está acordado há anos (nós estamos nas ruas pelos direitos das mulheres, pelos direitos LGBT, questões raciais, a violência contra os povos indígenas e suas terras, desmatamento, etc, etc). 
Agora eles estão inclusive pedindo um impeachment da nossa Presidente Dilma Rousseff (eu não quero nem começar a explicar o quão ridículo isso é. Sim, seu governo não é o ideal, sim, ela deve fazer coisas que ela não fez, mas muitos dos nossos problemas já existem por décadas, e são muito mais velhos do que sua existência, e nos últimos dez anos mudou o nosso país para melhor, mesmo que só um pouco, pelo menos para as classes mais baixas).”

Texto na íntegra aqui.
http://t-funster.tumblr.com/post/53404309743/about-the-brazilian-protests-and-a-little-bit-more


Gostaria de acrescentar o que alguém disse no twitter: e eu concordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.