quarta-feira, 6 de março de 2013

Pedagogia, educação da decepção * Brasil país da pizza


Brazil country of pizza - pedagogy of disappointment
Quero contar aqui um caso de vários casos que já me aconteceram e deixar aqui minha decepção com a educação brasileira em especial com os profissionais que a regem!
Estou extremamente decepcionada com a educação.
Podem dizer: nossa, mas em tao pouco tempo! * Estou formada há 2 anos.
Queridos, mesmo quem não tá na educação está decepcionado imagine quem está lá lá dentro e vê tantas falcatruas e faltas de ética profissional!
Sabe que falta de ética existe em todos os lugares certo?
Calma, vou explicar a que me refiro, e desde logo não são com todos profissionais...
.... Já dizia freire, que somos apenas o reflexo da sociedade! E é mesmo!
meu caso:
Me disseram (alguém experiente importante e de alto nível instrutivo) que sou competente e deveria ter aquele cargo.;;;(professora)
Que alias já era por uma porcaria de salario! Trabalho bom, mas nada estimulante quanto a gratificação no final do mês!
Final das contas: Expectativa grande – o que é um erro né! Mas eu no caso era a que tinha mais experiência! Mais estudo e cursos! Não  óbvio que seja a mais competente certo??
Pois é..
No final descubro que a chamada é aquela amiga da psicóloga!
Lindo não ?
Pois é, não é a primeira vez que vejo isso acontecer! O engraçado é que as pessoas, profissionais da educação cobram ética dos governantes quanto a educação mas não tem o mínimo de ética quando devem ter e mostrar o exemplo!
Não é a primeira nem a segunda vez que vejo isso acontecer!
A tal da apadrinhagem!
De que adianta tu estudar? Ser um dos melhores da turma? (não que eu tenha sido mas eu me esforçava!) e mesmo que fosse... continua se aperfeiçoando... e não tem o reconhecimento em trabalhos porque entra não quem teve a melhor nota... não quem vai com carta de recomendação. (porque eu tinha) não quem é mais competente.. =:::>>>> entra ... quem tem amigos no meio, quem tem apadrinhagem!
Isso não é uma tremenda falta de ética profissional???
Estou cansada desse país da pizza!
E não na questão de política suja, porque eu entrei lá.! Os melhores políticos são aqueles que o povo não gosta tá!!! São os que não tem aquela coisa chamada carisma do povo! Tem gente boa lá lutando.. mas não são os apoiados pelo povo algumas vezes..! e isso que dá ódio!
E da onde deveria se vir o exemplo, da educação, não vem!
É triste isso.
Muito mais que revoltante, triste e decepcionante!
Me desculpem profissionais da educação! Mas visto pelo que tenho visto, realmente não merecemos então o reconhecimento financeiro, sendo que nem a ética alguns tem!
E por causa de uns infelizmente, muitos, pagam.!
Sempre. Esse é o Brasil.
Ainda por cima chega o governo com musiquinhas confortantes mostrando que a educação está perfeita! ótima! Mostrando profissionais contentes! Acorda!!! Não é só nas crianças e escolas que tem que se investir!!! é na qualificação profissional!!! E tirar se for preciso metade dos profissionais que estão lá... por conveniência! por conformidade! por sei lá mais o que, tudo, menos por amor à causa..!
Ah, e não esquecendo que profissionais da educação não sobrevivem só por amor à causa, dinheiro também é bom sabia querido governo brasileiro! 
Sei que devo manter viva a esperança de dias melhores, mas quando você é passada para tras por alguém que entrou por beleza maior, ou amizade com o chefe, é dose! é duro aguentar isso e ver passando tudo calada. e só esperando que dias melhores venham..... O exemplo tem que vir quando se quer reclamar já dizia minha avó...

3 comentários:

  1. Amiga, também estou decepcionada com a educação,fui contratada como estagiaria numa creche e levei calote depois de 2 meses de trabalho, a dona da creche não pagou e não tenho pra quem reclamar; além do mais ela tratava todo mundo como empregada doméstica do século 19. Eu estudei pra caramba e não passo de uma babá de criança que não merece nem salário pelo serviço.Agora me pergunto: o que faço com meu diploma?

    ResponderExcluir
  2. Decepção e educação no Brasil andam de mãos dadas.
    Mesmo quem tem mestrado e doutorado eu vejo que ganha pouco. Porque trabalham duro de domingo a domingo com horas extras e trabalhos extras e não ganham pra isso !
    Não é só uma questão salarial.. Mas é importante ser gratificado financeiramente bem sim! Quem trabalha só na base de amor? Me cite outra profissão. Muitas outras também não tem o devido reconhecimento mas a educação é deixada pra trás mais que todas as outras, pelo menos vejo assim.
    Pense que há pouco tempo também perdi 2 trabalhos, um porque quem contratava e uma das avaliadas comigo eram amigas... E outro por questões de política, quem era do PT entrava e me falaram que só me contratariam se eu me filia-se. Pode???
    E daí?
    A gente reclama pra quem?
    A gente faz o que com essa falta de ética desonestidade desse país?
    É decepcionante estudar sonhar.. Sair da faculdade com planos .. e encontrar isso.
    Saberíamos que o mundo não é bom, mas a esse ponto realmente é bem decepcionante.
    Não sei.
    Não sei. Queria uma resposta também pra tua pergunta pois me pergunto quase que diariamente sobre isso. E não vejo respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei o que fazer.

      Mudem de área, estou fazendo isso.
      Temos que aprender com os médicos: não trabalhar por qualquer merreca.

      Força meninas desistam da Pedagogia, mas não desistam de voçês !

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.