domingo, 10 de março de 2013

Educação e esperança -- education and hope


Sabe o que eu sinto.
Hoje vendo anisio Teixeira em tv escola senti uma enorme vontade de luta com a reforma e mais valorização no campo de educação e quanto a seus profissionais.
Uma luta que não vejo nos dias de hoje como antigamente!
Hoje, que não temos censura, temos a tecnologia a nosso favor – ou pelo menos quem sabe usá-la...,
Sinto que antigamente mesmo no regime militar da ditadura que mesmo com toda censura e dificuldades que os educadores, muitos dos que eu estudei e ainda estudo e me inspiro se dedicaram... Dedicavam  suas vidas em prol da mudança na educação no país..
E depois que  eles morreram: Anisio Teixeira, Paulo freire entre tantos outros ...
Sinto que não existem mais muitos iguais a eles, não existem tantas pesquisas viagens nem gente dedicando a maior parte de suas vidas em prol da educação.
Impressionante como alguns professores são conformados!
Pensa que antigamente.. era bem pior.. e mesmo assim existia luta – batendo de frente com o governo, sem medos, apenas com a cara a coragem em prol do melhor...
Fico abismada quando vejo tais reportagens de quanta diferença o tempo fez.. com a educação e a vontade dos educadores..
Olha só, muitos inventavam situações e experiências novas ganhando aprendizado com os alunos as pessoas e pelas pesquisas e reflexão. O que temos hoje? cópia do que eles estudaram e fizeram..!
Não desmerecendo o trabalho de quem se dedica, pois eu sei que existe sim alguns que se dedicam pela e com a educação, mas será que é como antes?
Fico a pensar.... Se não é isso talvez que falte um pouco, 
bater mais de frente com o governo, brigar, lutar, mas todos juntos! Porque uma andorinha.. há.... não faz verão né minha gente? Enquanto alguns lutam e outros se conformam e se estabilizam com medo de perder o salário.. com medo de perder o emprego.. com medo.. com falta de vontade .. ah! Por favor gente..! Falta motivação, falta vontade, falta UNIÃO!
Podemos mudar? Lógico que sim!
Vamos começar pensando: quantos professores saem das universidades e continuam se aprimorando!? E não estou falando daqueles cursos oferecidos pelo governo e obrigatório aos professores? Quantos leem e se atualizam para melhor atender e compreender as crianças e os jovens? Preciso mesmo responder? Eu sei,.. eu sei que muitos dirão : mas eu não ganho nada..! Mas é por aí que começa a tua valorização pessoal profissional e social!!! 
Afinal, merecem exigir aqueles que tem competência para exigências!
Seria melhor ainda e perfeito demais se a sociedade valorizasse o professor! Mas se às vezes nem ele mesmo se valoriza, fica difícil né! Quanto mais gente pela educação, melhor. Valorização, reconhecimento, Gratificação! Só isso que falta... só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.